Odontologia Estética - Conheça os principais tratamentos e volte a sorrir com autoconfiança.
- Equipe Parisi Comunicação
- 24 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualmente a odontologia possui tratamentos eficientes e rápidos de estética dental que ajudam a cuidar da beleza do seu sorriso. E por consequência, melhoram também a aparência, a saúde e a autoestima das pessoas.

Há diversas opções de recursos e tratamentos para cuidar da estética dental como por exemplo restaurações, clareamento, mudanças no formato do dente, etc. Conheça abaixo alguns dos tratamentos mais procurados:
1) Profilaxia
É a limpeza de praxe feita por um dentista na maioria das consultas. Mesmo sendo comum, muitas pessoas acabam adiando a visita ao consultório e deixam de fazê-la. O tratamento, que deve ser feito no mínimo de 6 em 6 meses, tem a finalidade de retirar toda a placa bacteriana que se acumula nos dentes e pode gerar cáries além de amarelar o sorriso.
2) Clareamento
É a remoção da pigmentação ou manchas causadas nos dentes pela alimentação ou por hábitos como fumar. O tratamento é rápido e promove uma bela mudança no seu sorriso.
Existem algumas técnicas de clareamento:
- Clareamento de Consultório;
- Clareamento Caseiro;
- Técnica combinada de Clareamento de Consultório mais o Caseiro.
3) Alongamento do dente
Muitos se incomodam com o tamanho dos dentes, em especial, quando um deles é bem menor do que os outros. Através das lâminas desenhadas de acordo com o formato dos outros dentes, o paciente tem um resultado extremamente natural, com um sorriso alinhado e harmônico. As lentes de contato e facetas de porcelana também podem ser aplicadas em mais dentes e servem para corrigir cor, formato e tamanho.
4) Encurtamento ou alongamento da gengiva
Sorrisos gengivais, com a gengiva muito aparente, ou a falta de gengiva são motivos de desconforto em algumas pessoas. Graças aos avanços da odontologia, esses casos podem ser corrigidos. Para aqueles que aparentam uma gengiva muito maior do que a altura dos dentes é possível realizar uma plástica gengival, que irá remover o tecido em excesso, alongando os dentes e redesenhando a linha da gengiva. O procedimento é único para cada paciente, que deve ser avaliado por um especialista.
Já quem sofre com a falta de gengiva, que deixa os dentes expostos, pode ser realizado um procedimento de enxerto com um tecido similar ao da gengiva.
5) Correção de dentes tortos e mal posicionados
Outro aspecto comum no sorriso são os dentes saltados, em especial, aqueles da frente e/ou os caninos. A ortodontia avançada é o tratamento mais indicado para esses casos. Uma das formas mais atuais e rápidas para tratar de sorrisos desalinhados é através de bráquetes auto-ligados, diminuindo o tempo de tratamento.
Além do aparelho fixo, que hoje em dia é muito mais discreto em comparação aos modelos tradicionais, é possível realizar o mesmo tratamento com o aparelho InvisaLign, um molde transparente que se encaixa perfeitamente na sua arcada. Muitas pessoas não chegam a notar que estão fazendo um tratamento ortodôntico!
6) Alargamento do sorriso e espaço para os dentes
Esse procedimento faz parte da ortodontia e é recomendado para pacientes onde as arcadas não se encaixam. As consequências são a mordida cruzada, que pode afetar a fala e a respiração e, principalmente, a falta de espaço para os dentes se posicionarem.
7) Troca de restauração escura pela clara
É a troca das restaurações metálicas antigas de amálgama por restaurações estéticas que podem ser confeccionadas em resinas ou porcelanas.
A troca de restaurações é um processo rápido. Em uma consulta, você pode sair do consultório com restaurações claras e discretas, na mesma tonalidade dos seus dentes.
8) Implantes e próteses de um ou mais dentes
A falta de dentes é um problema que afeta muitos brasileiros, que acabam não optando por implantes e próteses sobre implantes por medo ou desconhecimento do tratamento. Há diversos tipos de implantes e próteses todos eles muito eficazes.
9) Tratamento para o mau hálito
A halitose é um dos principais problemas que afetam a autoestima, interferindo no trabalho e nas relações íntimas. O mau hálito pode ser proveniente de diversas causas: intestinal, bucal ou periodontal (gengiva). O caso mais recorrente é de ordem bucal – e tem solução!
A limpeza em consultório pode amenizar o problema. Mas, antes, é preciso fazer uma avaliação com o dentista para averiguar qual a ordem do problema.






Comentários