Aparelhos ortodônticos: qual, quando e como usar?
- Equipe Parisi Comunicação
- 29 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de fev. de 2020

Há diversos tipos de aparelho ortodôntico no mercado atualmente. Cada modelo tem uma finalidade e há opções para todos os perfis de pacientes e bolsos.
Nem sempre é o paciente quem decide qual aparelho vai usar durante o tratamento. Isso porque cada modelo é indicado para um caso específico e por isso, a palavra final é sempre do dentista. Agende uma consulta para avaliar qual tipo de aparelho é o mais adequado.
Quer conhecer os tipos de aparelhos dentários disponíveis e suas características? Há modelos de aparelho fixos e removíveis, com ou sem bráquetes, metálicos e transparentes — cada um com uma finalidade específica. Vamos a eles!
1. Aparelho fixo metálico
Esse é o tipo mais comum de aparelho. Ele é caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas coloridas, que tanto incomodam alguns pacientes.
2. Aparelho fixo estético
Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. Esses tipos de aparelho têm bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente a longas distâncias. Vamos conhecer a diferença entre cada um deles!
Aparelho de policarbonato
O aparelho de policarbonato é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que dos outros modelos estéticos e também, menos resistentes. Suas peças têm a cor branca e como o fixo metálico, ele também precisa das borrachinhas, mas nesse caso, elas precisam ser brancas, para tornar o aparelho mais discreto.
Aparelho de porcelana
O aparelho de porcelana apresenta uma cor branca e leitosa. Seus bráquetes são menores do que o modelo de policarbonato e também, mais resistentes. Também necessita do uso das borrachinhas e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato. Uma das principais vantagens desse aparelho é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo.
Aparelho de safira
O aparelho de safira é o campeão dos três no quesito discrição, mas em contraponto, é o modelo com custo mais elevado. Suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina e por isso, se parecem com o vidro. Então, elas se misturam facilmente a cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.
3. Aparelho autoligado
O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto. Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos se comparados ao modelo convencional.
4. Aparelho lingual
O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, é idêntico ao modelo fixo tradicional. É confeccionado em material metálico e tem fios e bráquetes, além de necessitar do uso de borrachinhas. A única diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes, e isso possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho.
5. Alinhadores transparentes
Os alinhadores transparentes — também conhecidos como “aparelho invisível” — são um dos modelos mais modernos existentes atualmente. Eles são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente. Dessa forma, eles se encaixam com perfeição na boca do paciente e por isso, seu uso é praticamente, imperceptível.
6. Expansor palatino
O expansor palatino é um tipo de aparelho pouco conhecido pela maioria das pessoas. Ele é utilizado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho do palato — céu da boca. É mais indicado para crianças, mas pode ser usado também por adultos, mas nesses casos, uma intervenção cirúrgica talvez seja necessária.
Fonte: Colgate






Comentários